ABATE TÉCNICO

2011

As Fazendas Reunidas Castilho em parceria com Felipe Curi realizou no dia 25/11/2011 no Frigorifico Minerva, na cidade de José Bonifácio - SP, o primeiro abate técnico de ½ sangue Sindi com Nelore (touro Sindi em novilha Nelore). Foram 20 animais de 24 a 28 meses engordados em confinamento por 96 dias. 

ROMANEIO_2011.png

Os animais entraram com 397 kg (13,1@) e saíram com 533 kg bruto. Após o abate, pesaram 317 kg de peso liquido (21,13@), ganhando no período 7,88@ ou 1,23 kg por dia (liquido). Obtiveram um rendimento de carcaça de 59,4%, que é excelente, pois é acima da média das demais raças zebuínas. Confirmando suas qualidades na produção de carne e a sua a viabilidade econômica na cruza com o Nelore e outras raças." - Cost@ Consultoria e Assessoria Pecuária

A raça Sindi mostrou que seu rendimento de carcaça contribuiu para maior eficiência do ganho liquido em comparação com as outras raças. Na tabela acima, observa-se que a raça Sindi com Nelore comparada com animais de outras raças, e com o mesmo peso (533,7 kg), teve um ganho significativo em @ na medida em que decresce a % do rendimento.

Os animais na entrada, e saída do confinamento foram avaliados por ultrassom pela empresa Ultrabeef, onde apresentaram valores interessantes que indicam produção de carne, para as características de AOL (Área de olho de lombo) e Ratio (formato muscular). A média dos valores do Ratio foi de 0,44 que é um excelente indicador de rendimento de carcaça quando associado à AOL. Os dados do abate comprovaram o que foi analisado por ultrassom, os resultados estão descritos na tabela a seguir:

Os resultados de abates anteriores já publicados veem demonstrando o grande potencial da raça Sindi para produção de carne. O presente resultado mostrou que a raça Sindi é uma excelente opção para cruzamentos que visam Peso de Abate, GPMD e RC% superiores

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/12