ABATE TÉCNICO

2009

No dia 07/01/09 foram abatidos 23 animais machos, da raça Sindi no Frigorífico Bertin, unidade de Lins – SP, SIF 337.  Os animais foram desembarcados no dia 06/01/09, cumprindo assim as exigências de jejum e descanso. O desembarque foi acompanhado por um colaborador da indústria e seguindo os padrões de bem estar animal, que visa um manejo tranqüilo evitando ao máximo o estresse dos animais e possíveis problemas de contusão da carcaça.

 

ROMANEIO_2009.png

Os currais possuem uma boa estrutura física que seguem rigorosos padrões relacionados à bem estar animal, como piso antiderrapante, cobertura que proporciona sombreamento para o animal e bebedouro com água a vontade. Durante o abate foi realizada classificação e tipificação das carcaças dos animais abatidos, onde os resultados obtidos foram:

 

Contusão: 0% de contusão

Acabamento: 74% Mediana, 26% Escassa*

Média de peso: 20,58@ (308,68 Kg)

Idade: 12 animais 0 dentes (J1) e 11 animais 2 dentes (J2)

 

* Este percentual de acabamento em animais inteiros com idade até dois dentes, condiz com uma excelente performance da Raça Sindi, onde a média do mercado poderá atingir valores inversos, ou seja, 74% escasso e 26% mediano.

 

O total de peso das carcaças quentes foi 7099,60 Kg. Após as 24 horas de resfriamento as carcaças pesaram um total de 6972Kg, correspondendo a uma perda de peso de 1,8%. O aproveitamento de Ponta de Agulha com osso foi de 13,3%, obtendo um bom rendimento de cortes nobres para produção da linha Grill, como picanha, alcatra, maminha, contra filé e coxão mole.

 

O abate foi acompanhado pelo Dr. Eric Luis Marques da Costa, responsável Técnico da ABCZ-Bauru, que logo após apresentou o seguinte relatório: “Durante o abate técnico realizado no frigorífico Bertin duas características me chamaram a atenção: a conformação da carcaça apresentada pelos animais antes do abate; e a ossatura fina dos animais após o abate. Os animais na média apresentavam uma ótima convexidade de culote, boa largura de dorso e garupa. No guancho mostravam uma ossatura fina, que foi comprovado posteriormente no rendimento após desossa. Estas são duas características importantes para animais produtores de carne.”

press to zoom
ABATE2009_LINS_1
ABATE2009_LINS_1

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/19